Advogada por formação, ilustradora apaixonada por manipulação de imagens e pintura digital. Gosta de Livros, Música, Abóboras, Halloween, Rock e Fogos de Artifício. Vidente e psicóloga emocional.

3 minutos de leitura

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots. Um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.

 

** 1 - URL/HTML/Layout**

A escolha da URL é muito importante. Já vi blogs ótimos com nomes legais, mas uma URL confusa que eu nunca mais lembrei e, por isso, nunca mais voltei no blog. Tenha um nome bacana e uma URL parecida para que o visitante lembre-se facilmente dela.

O Layout é muito importante. Várias vezes visitei blogs com mil parceiros, mil posts e colunistas, mas com um Lay tão ruim que me fez sair do blog sem ler nenhum conteúdo. Evite coisas rosas demais, pretos demais, gifs ou propagandas em excesso, tudo em excesso é cansativo. Tenha seu blog como um cantinho seu, seu blog é sua identidade.

2 - Propriedade no assunto

Escreva sobre o que você gosta!

Não adianta ter um blog sobre maquiagem só para ganhar brindes de graça! Você tem que GOSTAR de maquiagem, estudar sobre o assunto. O mesmo vale para livros se você não gosta de ler. Escreva sobre o que gosta, outras pessoas também gostam do mesmo que você, acredite!

3 - Escreva o Necessário

Estudos comprovam que os leitores não leem mais de três parágrafos, então seja breve e vá direto ao assunto. Um parágrafo com uma boa introdução, o leitor fica preso e vai terminar seu post se ele for direto e trouxer as informações necessárias em poucos parágrafos. 

PS: Às vezes, eu não faço isso, mas eu tento, juro!!

4 - Atualize com Frequência

Não adianta seu blog ser lindo, você falar com propriedade, ter imagens lindas, mas ficar uma semana sem atualizar. Já visitei blogs ótimos que tinham post apenas uma vez por semana. Eu sei que todo mundo tem uma vida fora da internet, mas tente estabelecer uma meta. Quantas vezes por semana você quer postar?!

5 - Padronize os Posts

Tem coisa mais linda que imagens iguaizinhas nos posts? Não tem! É um alimento para os olhos quando as imagens cabem no post, estão editadas e certinhas. Leva tempo e dá trabalho, eu sei, mas é muito gostoso ver que o blogueiro perdeu tempo para que você, leitor, tivesse uma ótima experiencia no blog dele.

6 - Atenção ao Português

Quantos blogs a gente visita e encontra “Seje", “Fação” e mais erros de português simples?!

Não custa perder dez minutinhos revisando o seu texto, ou escrever no Word que sempre nos avisa quando uma palavra não está certa. Como a maior parte dos blogs são escritos, ter cuidado com o português é uma das regras mais importantes para qualquer blogueiro!

7 - Seja legal com os seguidores e Comente

Sempre responda os comentários no seu blog e seja legal.

Mesmo que a pessoa tenha comentado “Legal seu Lay, boa resenha.", não custa agradecer pela visita, não é?!

E se você quer comentários, comece comentando. Visite blogs que gosta, leia o post e comente algo relevante, você será retribuído na maior parte do tempo e, se não for, pelo menos leu alguma coisa interessante. Ser bogueiro também é interagir.

Ah, não esqueça de participar de grupos de blogs no Facebook para divulgar o seu blog e visitar blogs que te interessem.

Essas foram as minhas dicas para quem está começando. Não sou a rainha do assunto, mas já passei por muita coisa no mundo dos blogs e espero que as dicas ajudem vocês como me ajudou também.

Quer saber mais sobre dicas para blogs, o Mestre dos Blogs tras 14 dicas muito legais para quem quer começar.

Posts recentes

Categorias

Facebook

Meus Ebooks

Youtube

Lendo